quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sem roupa.


Hoje estrearemos um novo tipo de post, serão colunas que vez ou outra aparecerão por aqui com temas diversos que sempre terão diálogos com a moda. Espero que gostem!

Usando uma linguagem quase, bem quase acadêmica, a moda e a roupa em si (como objeto), sempre estão relacionadas com identidade, expressão visual. Como já dito no post B.B., quando imprimimos personalidade em nosso repertório visual, este se torna um estilo que muitas vezes pode nos eternizar como indivíduos. A roupa além de nos proteger e de nos esquentar, nos torna singulares, nos diferencia da massa, mas isto é assunto para outras colunas..
Então, depois de tanto falar sobre roupas imagine-se sem ela... Imagine todo o mundo sem ela... Despindo-se de todos estes simbolismos que as roupas nos trazem, nos resta um corpo. Sim, apenas um corpo comum (não imagine, por favor, fotos a la playmate que não vale!rs), nada mais natural que um corpo nu não é? Spencer Tunick, o fotógrafo das multidões nuas, enxerga indivíduos nus em grupo como uma nova forma orgânica, que interagem com a paisagem fazendo parte dela, ou até se tornando uma. Quanto às pessoas nuas, o desafio para elas é se desprenderem do erotismo que este ato implica, transformando-se em apenas uma peça que só faz sentido se estiver em meio a outras. Esta é mais uma interpretação pessoal que tenho das instalações de Tunick, pois acredito que suas obras me despertam questionamentos pessoais sobre o quanto mitificamos o próprio corpo, quando na verdade, sem as roupas, somos apenas uma forma orgânica. Me lembram também o quanto posso ser diferente, fazer a diferença como "nós". É meio profundo mas vale um tempinho para pensar...Ou simplesmente só olhe, tente esquecer que são... pessoas...naked.

Somos tão iguais sem as roupas não é?! Não fosse a nossa tabela de cor variada que vai dos brancos rosados aos negros intensos, passando pelo bege, amarelo e avermelhados seríamos completamente monótonos...

Fotogtafias de Spencer Tunick









Comentem..












Bjss
Adoraríamos sugestões para novas colunas.   

3 comentários:

  1. Gostei da idéia, assunto legais para discutir!
    um mundo acha o universo da moda, um mundo de futilidades, claro q para alguns né... e o modo de vestir influencia mtoo na personalidade da pessoa. Poderiam discutir sobre isso tbm!!
    bjusss
    :)
    www.espaconude.com

    ResponderExcluir
  2. ótimo texto! Parabéns!
    BJs,
    Mari
    http://regatabranca.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou aqui para convidar você e todos que participam do seu blog,
    Para participarem dos sorteios que estão no ar em meu blog,ficarei muito feliz com sua presença.
    Sorteio de jóias lindas em parceria com a loja virtual de jóias Spaço Fashion.
    Sorteio de um kit com vários produtos de makes e produtos para manicure e pedicure em parceria com os Blogs Doce Cabanna e Tricotando a Vida.

    Não percam esses prêmios mara.
    Espero a visita de todos.

    http://cantinhodabt.blogspot.com/

    ResponderExcluir